terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Caos em Honduras: O futuro do Brasil?



Caos em Honduras: O futuro do Brasil?

Ao contrário das previsões fantasiosas de Paulo Guedes, o Brasil caminha para um caos social e econômico. Esse é o tema central dessa live. Dentre os centários distopicos do Brasil, um deles pode reproduzir alguns elementos de Honduras de hoje, um dos países que parece mais avançado em condições de barbarie econômica e política e é controlado por máfias. 
Honduras tem 10 milhões de habitantes e fica na América Central. A deterioração das condições de vida do país deu um salto de qualidade desde o golpe de Estado de 2009, impulsionado pelo governo Obama-Biden para evitar a aproximação de Honduras com o bloco de países bolivarianos. As Maras tomaram conta da economia, mais de 50% na informalidade, facções narcotraficantes se fundiram as milícias policiais que são o Estado e realizam a extorsão territorial nos bairros dos trabalhadores.

O principal motivo da evasão da juventude para outros países não é mais o sonho com emprego na América, mas em sobreviver da extorsão e do extermínio. Trump impôs um títere que o novo governo Biden está conspirando para derrubá-lo. O país foi fortemente atingido pela passagem de dois furacões em novembro de 2020 e a pandemia acentuou profundamente o desemprego. A situação explodiu quando a polícia Guatemalteca reprimiu 6 mil migrantes hondurenhos na fronteira.

O Brasil poderá ser uma grande Honduras? Com Fábio Sobral, Frederico Costa e Érico Cardoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário