terça-feira, 16 de março de 2021

Rufino, presente, hoje e sempre!


Rufino, presente, hoje e sempre!

Érico Cardoso

Nosso querido camarada Rufino Linhares faleceu hoje de Covid, aos 62 anos. Rufino era servidor do Ministério da Economia, ex-diretor do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal no Ceará (SINTSEF/CE).

Rufino era membro fundador do Movluta, Movimento de Mobilização Compromisso e Luta, de oposição à atual diretoria do SINTSEF/CEMais que sindicalista, era um lutador social na forma mais ampla e apropriada para o emprego desse termo. Participava de movimentos de moradia e bairros desde a década de 1980. No início da década de 1990, ele aceitou o convite para participar de uma chapa conosco no Centro Acadêmico de Filosofia da UECE. Em 2015, foi a vez dele nos convidar a participar das reuniões do Movluta.

Seu falecimento é uma grande perda que se soma as 269 mil outras que se acumularam nessa data, tantas que poderiam ser evitadas se a política sanitária do atual governo não fosse conscientemente devastadora contra a população. Rufino e a esposa se internaram praticamente juntos. Ela se foi primeiro e ele nem teve a oportunidade de saber.

Rufino era um dos mais ativos militantes do Estado do Ceará. Foi do Partido da Revolução Operária, dirigido por Maria Luiza Fontenelle e Rosa da Fonseca. Ingressou no PSB junto com o grupo da ex-prefeita petista de Fortaleza. Mais recentemente, era membro do Fórum em Defesa dos Serviços Públicos, 

Rufino compreendia e nunca se cansava de repetir que os males dos pobres e trabalhadores só seria resolvido com a revolução social e o fim do capitalismo. Nos solidarizamos com familiares e amigos que enfrentam esta difícil luta contra a crise sanitária, econômica e o criminoso governo Bolsonaro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário